sábado, 22 de junho de 2013

Maionese e variações

Sempre morri de medo de fazer maionese em casa porque todo mundo colocava medo, que desandava, que era difícil, que não era seguro, enfim, um festival de motivos aterrorizantes! Uma vez, vi o Claude Troisgros preparando à mão no Que Marravilha, com fouet e babei... mas não tentei. Daí, em nossa aula de emulsões, fizemos a "assustadora" maionese e não é nenhum bicho de sete cabeças! Gostei tanto que já fiz várias vezes aqui em casa! Hoje repeti a dose e, além da receita básica, fiz algumas variações. Dividi a receita básica em quatro partes, com uma preparei uma salada russa e com as outras três fiz molho tártaro, aioli e maionese com mostarda Djon. Bem, depois disso veio a árdua tarefa de provar... com pão italiano e vinho tinto :-)

Ingredientes para a maionese
- 2 gemas
- 200 ml de óleo de milho + 50 ml de azeite de oliva
- sal e pimenta à gosto
- suco de 1/2 limão

Preparo:
Num bolw, misture o suco de limão com o sal e a pimenta. Em seguida, acrescente as duas gemas e bata com o fouet, integrando-os bem. Sem parar de bater, acrescente o óleo em fio. Sempre peço ajuda para o meu marido, ele acrescenta o óleo e eu bato. Depois de utilizar todo o óleo, bato mais um pouco para obter a consistência firme e levo à geladeira.

Para a Salada Russa: cozinho cenoura e batatas em cubos, em água salgada. Escorro e reservo. Depois pico cebola e salsinha bem miúdo. Numa travessa, coloco os legumes, as ervas, acrescento ervilhas (gosto de ervilha fresca, que escaldo em água, mas como nem sempre é possível, uso aquelas em lata), acerto o tempero e misturo com uma quantidade de maionese, suficiente para untar os legumes mas sem lambuza-los exageradamente.

Para o Aioli: acrescento alho fresco ralado bem fininho

Para o Molho Tártaro: acrescento picles picados miúdos (brunnoise)

Com Mostarda Djon: uso aquela boa, com sementinhas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário