Fizemos um pão de azeitona na aula desta semana e ficou muito bom! Falei tanto dele que resolvi repetir a receita aqui em casa. Fiz algumas modificações na receita testada em aula, mas foi aprovada pelo "controle de qualidade" (marido).
Ingredientes:
- 150 ml de água morna
- 1/4 xícara de azeite de oliva
- 1 colher (sopa) de açúcar (15 g)
- 15 g de fermento biológico (instantâneo)
- 300 g de farinha de trigo (separe 1/2 xícara para preparar o fermento)
- 3 colheres (café) de sal (15 g)
Recheio:
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 60 g de azeitonas pretas picadas
- 60 g de azeitonas verdes picadas
- 60 g de cebola picada
- orégano moído
- mix de pimentas secas trituradas (opcional e à gosto)
Preparo
Primeiro dissolva o açúcar na água morna numa tigela, acrescente o azeite e o fermento, misture bem com 1/2 xícara da farinha total, cubra com filme plástico e deixe repousando por 15 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio, refogando a cebola picada em 3 colheres de azeite até que fique transparente, acrescente as azeitonas picadas, o orégano e o mix de pimentas. Experimente o sal e acrescente um pouco, se necessário (geralmente as azeitonas já são salgadas o suficiente), reserve e deixe esfriar. Voltando à massa, acrescente a farinha de trigo peneirada com sal à mistura fermentada, transfira tudo para uma superfície enfarinhada e sove a massa até ficar homogênea e lisa, desprendendo das mãos. Acrescente mais farinha, caso a massa esteja muito úmida. Deixe crescer até dobrar de volume. Após esse período, retire o gás da massa, misture com o recheio, faça bolinhas de 60 gramas, coloque-as em uma assadeira untada e enfarinhada, deixe descansar por 30 minutos. Aqueça o forno em temperatura de 200 graus e asse os pães por cerca de 20 minutos.
Observações pessoais: continuo insegura fazendo pães mas já deu pra ver que é possível! Preciso prestar mais atenção aos tempos de fermentação para que o pão fique bem fofinho... será que aquele lance de colocar uma bolinha de massa num copo de água ainda funciona???? Vou perguntar para o Chef Andres.
Numa próxima oportunidade, vou fazer esse pão em forma (pão de forma) e também tipo baguete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário